SOBRE O PORTAL

SOBRE O PORTAL

ATENÇÂO

As informações deste site são postadas integralmente pelos responsáveis deste blogue. É importante dizer que é possível que os dados estejam desactualizados ou incorrectos, sendo assim, O site é responsável sobre as informações publicadas. Caso queira eliminar ou alterar alguma informação, entre em contacto connosco.
Breaking News
recent

INEFOP E FADA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

 PAPE entrega Kits profissionais Luena Moxico

Luanda – Um protocolo de cooperação para a formação nas áreas de agro-negócio, gestão e empreendedorismo foi assinado esta quinta-feira, em Luanda, entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA).

O acordo, que vai beneficiar dois mil jovens da zona rural, em cooperativas ou particular, do ramo do agronegócio, visa, igualmente, apoiar na formalização de pequenos negócios no sector agropecuária, bem como conceder kits agrícolas e microcréditos aos formandos e interessados que já tenham o seu negócio de baixa e média renda.

Para a implementação das acções, o FADA tem disponível 500 milhões de kwanzas a serem entregues a médio e longo prazo,  com uma taxa de juro na ordem dos 3%.

Os beneficiários dos microcréditos têm como montante mínimo de 100 mil kwanzas e máximo de sete milhões de kwanzas.

O acordo rubricado pelo director do INEFOP, Manuel Mbangui, e pelo Presidente do Conselho de Administração da FADA, Carlos Fernandes, insere-se no reforço do financiamento dos programas de microcrédito e kits profissionais do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

Em declarações à imprensa no final da cerimónia, o director do INEFOP, Manuel Mbangui, disse que a iniciativa das duas instituições é apoiar a promoção da actividade agrícola e aumentar o nível de empregabilidade no país.

Manuel Mbangui  fez saber que, numa primeira fase, as acções serão implementadas em seis províncias, sendo o Huambo, Luanda e Cuanza Sul já identificadas.

"Esse protocolo vai permitir com que os jovens que temos apoiado até agora com kits nos domínios da agricultura e das pescas encontrem uma alternativa para os seus projectos, aprimorar as competências técnicas, melhorar a produtividade e as técnicas de comercialização agrícola", referiu.

Adiantou, por outro lado, que a nível do PAPE mais de 40 mil jovens, em todo país, já beneficiaram de formação em agronegócio, estando actualmente 20 em acção formativa na província do Huambo.

Por sua vez, o PCA do FADA, Carlos Fernandes, reconheceu a importância de se incentivar a juventude a apostar nos pequenos negócios, no ramo da agricultura.

Conforme o responsável, o papel do FADA é apoiar e  alavancar a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do país.

"Vamos estabelecer vários protocolos de cooperação, este é o primeiro, brevemente, será assinado mais três com o mesmo objectivo", disse.

O FADA é uma instituição encarregue de alocar recursos financeiros sob forma de créditos às acções de produção alimentar, cooperativas, associações e micro e pequenas empresas do sector agrícola.

Poublicado por Celsio Jones Alegria

Fonte: ANGOP

Celsio Jones Alegria

Celsio Jones Alegria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o seu comentário, se gostou clica em gostei partilha e se inscreva no nosso canal

Com tecnologia do Blogger.